A cera é o maior componente das velas, bem como o combustível que lhes permite queimar, por isso, quando começámos a Kiba Candles, decidimos aprender o máximo possível sobre a química, e o abastecimento de cera. 🥥✨
Embora a parafina fosse a estrela das ceras desde os finais do século XIX devido ao seu abundante fornecimento como subproduto da indústria petrolífera. Recentemente, a cera de soja tornou-se mais popular no fabrico artesanal de velas, devido às suas credenciais “naturais”. Na caça a uma opção verdadeiramente sustentável, estabelecemos uma alternativa menos conhecida: a cera de coco. Vejamos porquê.
O que aprendemos é que:
A cera de parafina que provém directamente do petróleo como produto da indústria petrolífera é a própria definição de insustentável. Um estudo realizado em 2009 nos EUA revelou que a queima de velas de parafina liberta produtos químicos tóxicos (tolueno) no ar.
A cera de soja que provém do óleo de soja tornou-se recentemente a cera natural mais popular, o que se deve principalmente ao facto de ser mais barata porque é um subproduto da gigantesca indústria da soja. Preocupações com a desflorestação? O impacto da agricultura industrializada e as quantidades insalubres de pesticidas e fertilizantes utilizados para o cultivo da soja são todas causas para colocar a soja numa lista vermelha, afinal não tão sustentável e nem orgânica.
O que é cera de coco?
A nossa cera de coco pura é feita a partir do óleo de coco encontrado na parte carnuda. Se já utilizou óleo de coco em casa, sabe que, num dia quente, liquefaz. Pode também ter notado o seu ligeiro odor a ‘coco’.
Nos nossos mercados, uma pergunta que as pessoas fazem frequentemente é “a cera de coco cheira a coco”?
A resposta é, não. Trata-se de como o óleo é convertido em forma de cera. Uma vez que o óleo de coco tem tendência a derreter à temperatura ambiente, não se qualifica como cera.
Porquê cera de coco?
A cera de coco tem sido negligenciada até agora na indústria das velas, porque é mais cara por quilo. Pode achar as nossas velas um pouco mais caras, mas obtém-se o que se paga, e de um modo geral gostamos dos benefícios:
A cera de coco queima lentamente e de forma limpa e atira muito bem o seu cheiro. É considerado um dos melhores e mais saudáveis tipos de cera para fazer velas, porque não produz tanta fuligem como os outros tipos de cera. A melhor parte ainda é que uma vela feita de cera de coco queima ainda mais lentamente, o que significa que se pode desfrutar da vela durante mais tempo do que uma vela de soja ou uma vela de parafina.
Os produtos à base de coco têm muito a oferecer aos interessados em ser amigos do ambiente. Ao contrário da palma ou da cera de soja, a cera de coco não tem de ser replantada, fazendo das velas de cera de coco um recurso renovável. A nossa cera de coco é biodegradável, não tem pesticidas, e é totalmente natural.
É por isso que na Kiba Candles, decidimos ir com o melhor. Desfrute de uma das nossas velas, e conte-nos tudo sobre a sua experiência. ✨
Visite a nossa loja e conheça nossos produtos.